TRÊS PROJETOS DA SESAU SÃO SELECIONADOS EM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

SAÚDE

Campo Grande, 28 de maio 2022

Três projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) foram selecionados na 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que este ano aborda o tema “Gestão e Assistência”. O resultado preliminar com aprovação de 142 projetos de todo o país foi divulgado na edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial da União (DOU). Em Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, apenas o Município de Dourados teve projeto selecionado.

A iniciativa, dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC), conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), visa a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação da área.

Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, sem fins lucrativos, com cursos de graduação na área da saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde (Estadual, Municipal e o Distrital) participaram do processo.

Conforme o Ministério da Saúde, a expectativa é de que o resultado final seja divulgado no dia 10 de junho e o início das atividades deve ocorrer em 27 de junho.

Os três projetos selecionados conduzidos pela Sesau foram:

PET-SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: EXERCITANDO A INDISSOSSIABILIDADE DA GESTÃO E DA ASSISTÊNCIA EM CAMPO GRANDE-MS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE

PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA UEMS/UCDB: PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL E UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE

PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA UNIGRAN CAPITAL PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE

Nesta edição, as instituições devem cumprir com as seguintes tarefas: ações de educação pelo trabalho para a saúde; ações de gestão e de assistência, em todos os níveis de Atenção à Saúde; e mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde reconhecidos pelo MEC.

A 10ª edição do PET-Saúde oferece bolsas nas seguintes modalidades:

I – Iniciação ao trabalho, destinada a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Educação Superior (IES) integrantes do PET-Saúde, com o objetivo de desenvolver vivências e produzir conhecimento relevante em áreas prioritárias na produção da saúde;

II – Tutoria acadêmica, 

destinada a professores das IES, integrantes do PET – Saúde, que orientem as vivências em serviço e produzam ou orientem a produção de conhecimento relevante na área da saúde; e

III – Preceptoria, destinada a profissionais, pertencentes aos serviços de saúde, que realizem orientação em serviço a estudantes participantes do Programa.

Confira aqui o resultado preliminar dos projetos selecionados.

Fonte: CG Notícias