PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO NAS ESCOLAS DA REME 

CAPITAL

Campo Grande, 13 de setembro 2022

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do programa “Valorização da Vida”, realiza ações alusivas ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Nesta manhã (12), a palestra foi com o professor Edilson Reis, que falou sobre os sintomas de doenças psicológicas, como a depressão, e como as pessoas podem procurar ajuda.

“Eu acredito muito neste projeto e sei que vocês estão salvando vidas por meio dele. Essa pandemia adoeceu muitos de nós, alguns perderam entes queridos. Este momento é para estendermos a mão e ajudar. Esperamos que este programa saia das paredes da Semed e alcance todo o Mato Grosso do Sul, e até o Brasil”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.

Dados da Coordenadoria de Psicologia e Assistência Educacional (CPAE), responsável pelo programa, apontam aproximadamente 50 mil atendimentos realizados em quatro anos de funcionamento do “Valorização da Vida”, que tem como missão contribuir para a promoção da Saúde Mental e da resolução de conflitos vivenciados pela comunidade escolar.

A secretária Municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes, salientou a importância do programa para a comunidade escolar. “Temos que quebrar a barreira do pedido de ajuda, quem precisar deve pedir, e saber que vai encontrar sigilo. Nosso objetivo é salvar vidas”.

Os alunos atendidos estão passando por algum tipo de sofrimento e necessitam de uma atenção psicossocial, humanizada, que tire os jovens e crianças do estado de depressão. Os profissionais da educação também são assistidos pela equipe. Durante o período crítico da pandemia o atendimento teve como foco o luto de estudantes e servidores, que perderam familiares para a Covid-19.

As ações realizadas durante o “Setembro Amarelo” têm como propósito conscientizar sobre a prevenção do suicídio e buscar alertar a população. Durante o mês de setembro, a Semed realizará ações pontuais em unidades escolares e promoverá uma grande ação na Praça Ary Coelho, no dia 23, para orientação e conscientização a respeito do tema. O encerramento está previsto para ocorrer no dia 30 de setembro, com a palestra do médico psiquiatra e PHD em Saúde Mental, José Carlos Rosa Pires de Souza.

Serviço

A CPAE atende pelo telefone (67) 2020-3954. Caso precise de ajuda o Grupo de Amor Vida (GAV) atende pelo número (67) 99644-4141.

Fonte: CG Notícias