DECLAROU O IMPOSTO DE RENDA? CONFIRA QUANDO RECEBERÁ A RESTITUIÇÃO

ECONOMIA Notícias

Campo Grande, 26 de agosto de 2023

Consumidores que declaram imposto de renda em 2023 e ainda não receberam a restituição podem consultar quando o valor será depositado. O quarto lote da restituição foi aberto para consulta na última quinta-feira (24).

O montante de pagamentos será de R$ 107 milhões e será pago na quinta-feira (31). Após esse lote, o quinto pagamento acontece em 29 de setembro.

Para conferir quando receberá a restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, neste link. Logo após, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

Desta forma, o declarante poderá fazer uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Então, caso alguma pendência na declaração seja encontrada, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Além do calendário de restituição, a página contém orientações e os canais de prestação do serviço. Por fim, vale lembrar que a Receita Federal disponibiliza aplicativo, para tablets e smartphones, com consulta direta nas bases da Receita Federal.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição vai de forma direta para conta do contribuinte ou por indicação de chave PIX. Entretanto, se por algum motivo você não receber (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficam disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, clicando aqui, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Porém, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.