Pedrossian Neto é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e dos Filantrópicos
Campo Grande, 03 de abril de 2023
O entrevistado do programa Direto ao Assunto da Rádio ALEMS, que foi ao ar nesta segunda-feira (3), foi o deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), que falou de suas ações parlamentares e de projetos defendidos na Casa de Leis, como a matéria que dispõe sobre a obrigatoriedade de dedução de imposto de renda por empresas públicas estaduais e concessionárias de serviços públicos, a implantação da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e dos Filantrópicos, entre outros assuntos.
Economista de formação, o deputado Pedrossian Neto destaca também durante o bate-papo temas como os impactos econômicos da aprovação da Reforma Tributária em tramitação no Congresso Nacional, o qual também já foi abordado por ele na tribuna da ALEMS. “Depois da Constituição Federal de 1988 a carga tributária incidente no país aumentou. O Brasil que tinha em média cerca de 20% de carga tributária de impostos passou a pagar quase 40%, nas últimas três décadas, sufocando a capacidade de crescimento do país”.
Segundo o parlamentar a ideia da Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional está relacionada às duas Propostas de Emenda Constitucional (PECs) 45 e 110, sendo que uma está Senado e a outra no Congresso. “Nesse novo Governo Federal foi criada dentro do Ministério da Fazenda uma Secretaria Especial de Reforma Tributária, e que tem estudado a Emenda 45, que tem como proposta a unificação dos impostos em um único imposto nacional, chamado IBS (imposto sobre bens e serviços), também conhecido com IVA (imposto sobre valor agregado). O IBS incide sobre o valor agregado de cada etapa da produção de um bem ou serviço”, explicou.
Outro assunto abordado por Pedrossian Neto está relacionado à saúde. O parlamentar é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e dos Filantrópicos, que segundo ele tem o intuito de intermediar discussões que possam tanto fomentar a transparência do uso de recursos públicos, quanto alternativas para a melhoria de serviços e gestão dos hospitais no Estado. “Precisamos criar mecanismos para recompor a saúde financeira destas instituições, pois é impossível melhorarmos o sistema sem pensarmos nos hospitais filantrópicos e nas santas casas”.
Em relação à Assistência Social o parlamentar também fez questão de falar sobre uma proposta de sua autoria que está tramitando na Casa de Leis, que dispõe sobre a obrigatoriedade de dedução de imposto de renda por empresas públicas estaduais e concessionárias de serviços públicos. Para ouvir a entrevista na íntegra do deputado Pedrossian Neto, clique aqui.
Regiane Ribeiro/Rádio ALEMS
Foto: Wagner Guimarães