Campo Grande, 09 de março 2021
Focados na luta contra a covid-19, o vereador William Maksoud e demais parlamentares da Câmara Municipal aprovaram nesta terça-feira (09), o projeto de lei 9.975/21, do Poder Executivo, que ratifica protocolo de intenções firmado entre municípios, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus, confirmando assim a participação de Campo Grande no Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras).
Conforme texto do projeto, a criação do Consórcio Público visa contribuir para agilizar a imunização da população e também atender eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos municipais de saúde. A iniciativa já conta com manifestação de interesse de 1.703 Municípios – o que abrange mais de 125 milhões de brasileiros, cerca de 60% do total de habitantes (dados registrados até 12 horas, de 5 de março de 2021).
A prefeitura destacou também que, o fato de o Município estar apto a comprar por intermédio do Consórcio não impede aquisições diretas de nenhuma espécie. “Portanto, o Consórcio não interfere na autonomia dos Municípios. Pelo contrário, a reforça”.
Sobre a justificativa da proposta, o Executivo afirmou ainda que “há urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social”.
Diante o aumento diário nos casos de COVID-19, William Maksoud reforçou a importância da colaboração coletiva.
“Temos que lembrar que essa é uma luta de todos nós e não podemos nos descuidar. Todos devem fazer sua parte”, salientou Maksoud.
O projeto, discutido e aprovado em regime de urgência, segue para sanção do prefeito Marquinhos Trad.
Assessoria de Imprensa do Vereador