VEREADOR JUNIOR CORINGA AFIRMA QUE CONTA COM 10 ASSINATURAS PARA CPI DO CONSÓRCIO GUAICURUS

Notícias

Campo Grande, 29 de janeiro de 2025

A abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o Consórcio Guaicurus está muito próxima de se concretizar. O vereador Junior Coringa anunciou que já conta com o compromisso de 10 vereadores para assinatura do requerimento, número necessário para dar início à investigação. Agora, ele aguarda a equipe jurídica finalizar a fundamentação do pedido e o fato determinado da abertura da CPI.

O vereador Junior Coringa (MDB) afirmou à reportagem que já conseguiu o compromisso de assinatura de oito vereadores , faltando apenas dois nomes para iniciar a investigação.

Segundo o vereador, fecharam compromisso de assinatura: Ana Portela (PL), Fábio Rocha (União), Jean Ferreira (PT), Junior Coringa, Luiza Ribeiro (PT), Marco (PT), Maicon Nogueira (PP) e Rafael Tavares ( P.L.).

“Nunca olhamos tão perto. O objetivo é saber se a empresa realmente está em dificuldade financeira. A empresa alega que tem isenções nos impostos e subsídios para se manter, arrecadando milhões de cofres públicos.

São diversas irregularidades apontadas pelo Ministério Público”, justifica Junior Coringa.

A CPI é ameaçada na Câmara há mais de dez anos, mas nunca saiu do papel. Em 2021, o então vereador, Marcos Tabosa (na época no PDT), conseguiu duas assinaturas, mas a Câmara rejeitou o pedido por considerar ampla demais.

O valor do transporte coletivo em Campo Grande passou de R$ 4,75 para R$ 4,95 em 2025. O consórcio ingressou com uma ação contra a prefeitura solicitando reequilíbrio econômico do contrato.