Ministério da Saúde anunciou novas entregas nesta quarta-feira
Campo Grande, 31 de maio de 2024
O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira, 29, nova distribuição de vacinas da dengue. Ao todo, serão quase 1 milhão de doses da quinta remessa do imunizante, sendo 656.172 doses de reforço e 335.200 doses de ampliação. Em todo o País, mais de 405 cidades foram contempladas para vacinar adolescentes de 10 a 14 anos de idade.
Em Mato Grosso do Sul, 34 cidades constam na lista do governo federal para receberem as nova remessas da vacina, sendo elas : Bandeirantes, Bodoquena, Porto Murtinho, Nioaque, Rio Negro, Terenos, Paraíso das Águas, Rio Verde de MT, Bela Vista, Corguinho, Caracol, Alcinópolis, Ribas do Rio Pardo, Sonora, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Jaraguari, Aquidauana, Nova Alvorada do Sul, Figueirão, Bonito, Camapuã, Anastácio, Rochedo, Chapadão do Sul, Pedro Gomes, Sidrolândia, Guia Lopes da Laguna, Coxim, Jardim, Maracaju, São Gabriel do Oeste, Costa Rica e a Capital Campo Grande.
Para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante incorporado no SUS. A pasta garante a entrega das duas doses para todos os municípios contemplados na estratégia de vacinação. O Ministério da Saúde alerta ainda que o controle da dengue é um esforço coletivo. Com 10 minutos por semana, é possível eliminar os criadouros e evitar água parada. E isso deve ser feito durante todo o ano, mesmo fora do período de maior número de casos.