Campo Grande, 16 de março 2022
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), deu início, nesta terça-feira (15), a um ciclo de oito palestras direcionadas aos servidores da SAS com temáticas que têm como foco o respeito e enfrentamento a preconceitos relacionados aos povos indígenas, comunidades LGBT, quilombolas, população de rua, pessoas com deficiência, entre outros.
O objetivo é promover o acesso à cidadania, garantindo os direitos de todos os grupos de usuários.
Na abertura do evento, o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, agradeceu a parceria com a SDHU e ressaltou a importância das palestras para aprimorar o atendimento nas unidades da SAS. “É fundamental para nosso conhecimento participar desses debates. Eles nos capacitam e nos fortalecem para exercermos melhor nosso trabalho dentro da Assistência Social”, pontuou.
De acordo com a Superintendente de Gestão do SUAS, Marcilene Rodrigues, a ideia do ciclo de palestras, que deve contemplar mais de 200 profissionais, surgiu nas conferências de Assistência Social e também a partir de diálogos realizados com os servidores que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
“Os profissionais da SDHU têm uma expertise de conhecimento para trazer um novo olhar referente aos Direitos Humanos, por isso estamos incentivando a participação de todos os servidores nessa parceria tão importante”, disse.
A gerente de Gestão da Escola do SUAS, Simone Gomes Martins Vieira, enfatizou que as palestras são relevantes a todos os servidores, mas em especial aos novos profissionais aprovados por meio de processo seletivo.
“Em nossas formações, focamos na política de Assistência Social, em como ela funciona. Já com essas palestras vamos ter a oportunidade de trabalhar de forma específica, entendendo como abordar da melhor forma cada público porque nosso atendimento é muito amplo e precisamos compreender melhor essa linguagem para garantir o acesso aos nossos serviços de forma efetiva”, afirmou.
Para o coordenador do Núcleo Psicossocial e Jurídico da SDHU, Marcos Ribeiro dos Anjos, que abriu o ciclo de palestras abordando o tema “Práticas de Atendimento no Serviço Público”, é importante que a população conheça seus direitos, por isso é preciso oportunizar ações de esclarecimento aos servidores que atuam de forma direta com o público.
“Hoje temos que estar antenados às mudanças, às novas formas de tratamento, para priorizar o respeito de cada grupo. É importante capacitar os servidores para que eles repliquem essas informações em suas unidades”, frisou.
O circuito de palestras integra o Programa Reviva Mais Campo Grande e o Projeto Campo Grande Mais Humana da Prefeitura.
Cronograma das palestras
17/03/2022
Horário -14h
Práticas de Atendimento à Pessoa Idosa sob a ótica dos Direitos Humanos
Palestrante – Cid Pinto Barbosa Junior – Coordenador de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
21/03/2022
Horário – 14h
Práticas de Atendimento à Pessoa Negra, Cigana e Povos de Terreiro sob a ótica dos Direitos Humanos
Palestrante – Rosana Claudia Delfino Anunciação Franco – Coordenadora de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial
22/03/2022
Horário – 14h
Práticas de Atendimento à Pessoa LGBT sob a ótica dos Direitos Humanos
Palestrante – Cristiane Stefanny Vidal Venceslau – Coordenadora de Políticas Públicas LGBT
24/03/2022
Horário – 14h
Práticas de Atendimento à Pessoa Indígena sob a ótica dos Direitos Humanos
Palestrante – Nério Alberto Alfredo – Coordenador de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas.
06/04/2022
Horário – 14h
Práticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente sob a ótica dos Direitos Humanos
Palestrante -Teresa Raquel Filippi Gómez – Coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
08/04/2022
Horário – 14h
Práticas de Atendimento à Pessoa com Deficiência sob a ótica dos Direitos Humanos
Palestrante Joel Lídio Faustino – Coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência
11/04/2022
Horário -14h
Práticas de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua e Políticas sobre Drogas sob a ótica dos Direitos Humanos
Palestrante – Barbara Cristina Fernandes Rodrigues – Coordenadora de Proteção a População de Rua e Políticas Públicas sobre Drogas
Fonte: CG Notícias