Campo Grande, 09 de fevereiro 2022
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio da Superintendência de Proteção Social Básica, está realizando, até hoje quarta-feira (09), uma capacitação para 27 novos entrevistadores do Cadastro Único. O objetivo é treinar os aprovados no processo seletivo realizado este ano e que irão compor o quadro de pelo menos 80 profissionais responsáveis pela coleta de informações das famílias em situação de vulnerabilidade.
Durante a abertura da capacitação, o secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, destacou a importância da função, pois é com base no preenchimento dos formulários de cadastramento no CadÚnico, que serão aplicadas as políticas públicas de Assistência Social adequadas à realidade socioeconômica das famílias.
“É um trabalho fundamental, que requer muita responsabilidade e precisa ser feito com o máximo de cuidado e atenção para que possamos ter as informações corretas e garantir a essas famílias o acesso aos programas e serviços socioassistenciais, seguindo os critérios estabelecidos pelo Governo Federal”, disse.
A superintendente de Proteção Social Básica, Inês Mongenot, explicou que a capacitação tem como base o Manual do Entrevistador, elaborado pelo Governo Federal. O documento pontua os conceitos a serem seguidos no ato da entrevista das famílias, além de orientar sobre a forma de preencher o formulário de cadastramento e explicar o que é o Cadastro Único e a importância das famílias mantê-lo atualizado.
A equipe responsável pela capacitação também levará o grupo de novos entrevistadores aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) para o treinamento prático. “Nosso trabalho é acolher de forma humanizada essa família e atendê-la com respeito, dentro de critérios estabelecidos. Durante o ano realizamos várias oficinas para desenvolver nosso trabalho da melhor forma possível e aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários”, enfatizou.
O que é
O Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar e conhecer a realidade das famílias de baixa renda. O foco do programa é contribuir com a elaboração de políticas públicas para essas famílias e incluí-las em programas da política de assistência social.
Por isso é necessário garantir que o entrevistador esteja apto para desempenhar sua função e que seja capaz de conduzir uma entrevista qualificada.
De acordo com dados do Ministério da Cidadania, pelo menos 344 mil pessoas estão inscritas no CadÚnico em Campo Grande. Já o número de famílias totaliza 149.382, de acordo com levantamento realizado em novembro. Atualmente o município de Campo Grande possui 45.965 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
Fonte: CG Notícias