Campo Grande, 15 de maio 2022
A Prefeitura de Campo Grande participou da IV Semana da Transparência Pública e Combate à Corrupção, nos dias 12 e 13 de maio em João Pessoa (PB). O objetivo é fomentar a transparência, ações de integridade e governança pública, utilizando o controle social como ferramenta de transformação. O evento teve palestrantes de renome, que abordaram temas relevantes para a expansão e crescimento da Administração Pública no Brasil.
Um deles foi o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, destacou os casos de sucesso das controladorias brasileiras em diferentes macrofunções, como transparência, corregedoria e ouvidoria.
Entre os casos mencionados, Campo Grande foi citada como referência, já que figura entre os primeiros colocados na Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, com a nota máxima em transparência.
“Os dados de responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU) foram publicados em março de 2021 e revelam a presença de quatro municípios presentes e atuantes no Conselho Nacional de Controle Interno, sendo eles: Campo Grande, João Pessoa, Recife e Niterói”, destaca Fontenelle.
O diretor-geral de transparência e integridade, Arley Sandim ressalta todo trabalho que vem sendo desenvolvido com o objetivo de aprimorar os canais que garantem a transparência pública e o acesso às informações solicitadas pela população.
“Aprimorar as ferramentas que garantem a manutenção do controle social é essencial a qualquer instituição pública, por isso, debates como estes que reúnem experiências e cases de sucesso de todo o país é uma importante forma de aperfeiçoamento”, garante o diretor-geral.
Anfitrião do encontro, o controlador-geral do município de João Pessoa, Diego Fabrício, destacou que o papel do controle interno é ajudar o gestor a cumprir e fazer o certo.
“Trabalhando de forma preventiva, auxiliando e orientando o gestor público, estamos também evitando problemas no futuro. E para isso, a prática da transparência em todos os atos da Administração se torna fundamental”, finaliza Fabrício.
Além das boas práticas mencionadas, temas como a atuação integrada dos órgãos de controle interno e externo no combate à corrupção, compliance, integridade e governança também foram assuntos debatidos durante o evento que reuniu mais de duzentos representantes do controle interno de vários locais do país.
Fonte: CG Notícias