QUILOMBOLAS ACIMA DOS 18 ANOS RECEBEM VACINA CONTRA CORONAVÍRUS EM CAMPO GRANDE

SAÚDE

Campo Grande, 14 de abril 2021

A prefeitura municipal de Campo Grande, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (Sesau) e Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), deu início nessa quarta-feira (14) a vacinação da 1º dose em pessoas acima dos 18 anos, contra a Covid-19 nas Comunidades Quilombolas da Capital. Somente na Chácara Buriti, hoje serão imunizadas 55 pessoas. A expectativa é vacinar cerca de 300 adultos durante essa semana.

“Há duas semanas, foram vacinados com a primeira dose as pessoas idosas e com comorbidades, atingindo 100% da meta com 230 imunizados nas comunidades quilombolas. Agora é a vez dos adultos. Essa ação é resultado de união de esforços da SDHU por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Comunidades Quilombolas e seus representantes que levaram a pauta ao Governo Federal e mobilizaram essa conquista”, aponta Amadeu Borges – Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos em Campo Grande.

Para a presidente da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara Buriti, Lucinéia de Jesus Domingos Gabilão, a vacinação em quilombolas e fundamental devido às características de saúde específicas da população negra. “Temos um levantamento de que 80% das pessoas que vivem aqui na comunidade têm problemas de saúde, sendo a maioria com pressão alta e diabetes. Estarmos protegido contra a Covid-com certeza evitará alguma tragédia posterior.

Temos o privilégio de até hoje não ocorrer nenhum caso aqui”. A comunidade fica há 27 km da Capital.
Hoje Campo Grande tem em seu território três comunidades quilombolas, sendo Chácara Buriti, Tia Eva e São João Batista. Segundo a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Rosana Anunciação, a população de quilombolas somadas nas três comunidades é aproximadamente 782 pessoas, sendo 536 acima dos 18 anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa SSDH

Foto: André Maganha