Campo Grande, 16 de agosto 2022
A escola é o lugar de aprendizado e também de reflexão sobre os diversos temas presentes na sociedade. O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena é essencial e importante na rotina das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande.
Na Emei Ivone Calarge Zahran, no Jardim das Meninas, a professora Andreia Souza Cássio desenvolveu um projeto diferente para aproximar os alunos dos temas relacionados a história e cultura do povo negro. É com a personagem “Preta Princesa” que ela mostra aos alunos que todos são iguais. “Para as crianças é muito natural uma princesa preta, eles ficam encantados com a roupa e o bebê. Na verdade eu uso o nome “Preta Princesa” para os adultos. As crianças são, na maioria das vezes, desprovidas de qualquer tipo de preconceito”, explica a professora.
Andreia decidiu criar a personagem após refletir que na sua infância não se via representada, por exemplo, nos livros e nas histórias. “Para mim fez falta. Hoje tenho dois filhos e eles também precisam se ver, assim como outras crianças”, afirmou.
O encantamento dos pequenos com a “Preta Princesa” é instantâneo. A roupa e a coroa de princesa já basta para que meninas e meninos prestem atenção em cada movimento de Andreia, que canta cantigas, dança, conta histórias e também tem a companhia do seu bebê (uma boneca) que representa sua filha. Em suas falas aos alunos, a professora explica sobre a cultura do povo negro e do dia a dia da mulher negra.
Ensino
As leis n. 10.689/2003 e n. 11.645/2008, estabelecem a inclusão obrigatória – na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. O conteúdo programático inclui diversos aspectos da história e da cultura que carcaterizam a formação da população brasileira – a partir dos grupos étnicos – como o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros são ministrados em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
Fonte: CG Notícias