Campo Grande, 18 de março 2022
Na manhã desta sexta-feira (18), aconteceu a cerimônia de posse do Comitê Gestor do Programa Municipal de Microcrédito Popular – Programa Avançar. Criado por meio da Lei nº 6.657, de 13 de agosto de 2021, o comitê está vinculado a Fundação Social do Trabalho – FUNSAT, e tem como finalidade auxiliá-la na coordenação técnico-analítica do Programa Avançar, desde propor procedimentos administrativos e critérios de operacionalização do Programa, bem como validar o Plano de Negócio apresentado pelo proponente, entre outras competências.
Durante o evento o prefeito Marquinhos Trad falou sobre a importância do comprometimento do cidadão que irá se beneficiar com o programa, e da preocupação da prefeitura com o desenvolvimento econômico da Capital. “Dia 30 desse mês de março será o lançamento do Microcrédito Popular, que as pessoas possam valorizar, honrar e ter a noção exata de quanto a prefeitura está pronta para estender as mãos, nós não somos um Órgão de punição, mas somos uma administração de coração, é essa a diferença da nossa gestão”. Disse Marquinhos Trad.
O Diretor Presidente da Funsat Luciano Martins agradeceu a gestão e comemorou mais uma etapa concluída das ações de retomada do crescimento. “Hoje damos mais um passo com todas essas ações de retomada do crescimento, sempre tivemos uma gestão muito atenta as questões sanitárias, e em outro viés sempre muita atenta ao desenvolvimento e geração de emprego. Esse é um Programa de Microcrédito novo, arrojado, amparado juridicamente, não será apenas uma transferência de renda para aqueles que precisam, mas sim, um incentivo com responsabilidade social, essa é uma gestão muito responsável, assim quero agradecer a todos envolvidos nesse projeto e principalmente ao prefeito Marquinhos Trad, à Primeira Dama Tatiana Trad e à vice-prefeita Adriane Lopes pela confiança”. Comenta Luciano Martins.
A participação deste Comitê Gestor do Programa é de relevante importância, pois é esse grupo técnico que irá propor os valores que os microempreendedores poderão solicitar e em que poderão aplicar. Toda a equipe envolvida neste projeto tem analisado o cenário econômico, de forma a compreender a real os efeitos da crise sobre o pequeno negócio, de modo que o Programa consiga atendê-los de maneira pontual em sua necessidade. O Comitê Gestor será composto por cinco membros, sendo três representantes do Poder Executivo Municipal e dois membros representantes de órgãos não-governamentais. Os membros empossados nessa manhã foram Catyuce Thays Silva de Lima e Cristina Rodrigues de Mendonça, da Fundação Social do Trabalho – FUNSAT. Allan Rios Bezerra da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio – SIDAGRO e Fernando Ribeiro Martins da Associação das Micro Empresas do Mato Grosso do Sul – AMEMS.
Próximas etapas
O programa será lançado no dia 30 de março e deverá passar por mais algumas etapas até que a Funsat consiga encaminhar esse empreendedor interessado ao banco que vai auxiliar na intermediação e operação da liberação do crédito.
De acordo com a Coordenadora de Empreendedorismo Catyuce de Lima, a primeira etapa acontece no próximo dia 30, junto com o lançamento do Programa Avançar. Essa ação se dará por meio da publicação do edital de inscrição e disponibilização do link de pré-cadastro dos proponentes. Nesse edital constará o prazo de abertura da inscrição, e os interessados deverão se inscrever nesse período vigente. Em caso de dúvidas no preenchimento o interessado poderá comparecer na Funsat para orientação.
Programa Municipal de Microcrédito Popular
O prefeitura Marquinhos Trad sancionou no dia 13 de agosto deste ano, a Lei n. 10.082/21 que institui o Programa Municipal de Microcrédito Popular. A partir dela serão destinados R$ 4 milhões de recursos do tesouro municipal para fomentar o empreendedorismo e, com isso, avançar nas ações para retomada do crescimento econômico local.
O Programa Avançar foi construído pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat) e um grupo técnico. O objetivo é promover a inclusão social e produtiva, o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda entre os empreendedores individuais, formais ou informais, microempresas e cooperativas, por meio da concessão de microcrédito e capacitação empreendedora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Funsat