Campo Grande, 17 de março, 2024
Desde a última sexta-feira (15), os cidadãos brasileiros já podem fazer gratuitamente sua declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), referente ao ano base 2023. Com isso, golpistas se aproveitam para criar falsos sites ou aplicativos. O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo alertou que os usuários estão sendo induzidos a baixar e instalar Apps falsos a partir das diferentes lojas de aplicativos para dispositivos móveis.
Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração. O aplicativo está disponível neste link para Android, e neste para IOS. Já o site oficial pode ser encontrado clicando aqui.
Os dados solicitados para fazer a declaração on-line são: nome, endereço, NIT/PIS; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), data de admissão, data de nascimento, CPF, naturalidade, sexo e ocupação.
O aplicativo permite não apenas acompanhar a declaração, mas também a situação de cada pessoa em diversos sistemas da Receita Federal, como CPF, processos em andamento, agendamentos, pedidos de restituição, empregados domésticos no eSocial, cadastro de atividades econômicas, entre outras informações. Quem perder o prazo, 31 de maio, receberá a Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).
midiamax