GOVERNADOR EDUARDO RIEDEL BUSCA MELHOR COLOCAÇÃO NO IDEB 2024

CAPITAL

Campo Grande, 25 de dezembro de 2023

Em uma das últimas entrevistas do Governador Eduardo Riedel (PSDB), dada na última sexta-feira (22), antes do Natal, Riedel destacou o desafio de subir o índice do Ensino no Estado em classificação nacional.

Mostrou insatisfação e defendeu que o Governo do Estado investiu em melhorias de equipamentos, segurança e que exige o melhor posicionamento no IDEB. “O resultado precisa aparecer, o resultado é o serviço da população que é quem sofre e paga a conta. A educação é o melhor salário do Brasil e porque não é o primeiro no IDEB. Sentei com o nosso secretário de educação e vi que é medido em conhecimento do aluno, o MS é o quinto mas aqui a questão é ser péssimo no fluxo de frequência. Estou estudando para alcançarmos o primeiro lugar.”, detalhou o Governador.

Riedel falou em cobrar a presença dos alunos com advertências e ir na casa do aluno quando as faltas forem constantes e tentar entender o que está havendo. Durante entrevista de rádio para a Capital 95 fm, Riedel foi categórico que vão adotar medidas para subir o índice, no quesito presença escolar.

“Temos ido no detalhe da política pública. O desafio juntos com os prefeitos é ir no problema.”, inteirou Riedel.

SAIBA MAIS

O IDEB, ou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é um indicador criado pelo governo federal brasileiro para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ele é calculado a partir de dois componentes:

Taxa de aprovação: proporção de alunos que concluem o ano letivo com aprovação.
Média de desempenho nas avaliações: média das notas dos alunos em avaliações externas.
O IDEB é calculado em uma escala de 0 a 10, sendo que um valor de 6 é considerado como o mínimo para um sistema educacional de qualidade.

O IDEB foi criado em 2007, com o objetivo de acompanhar o desempenho da educação básica brasileira ao longo do tempo e estabelecer metas para a melhoria do ensino. As metas do IDEB são estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que é um documento de planejamento do setor educacional brasileiro.

O último IDEB, realizado em 2019, revelou que o Brasil alcançou a meta de 4,6 nos anos finais do ensino fundamental. No entanto, o país ainda está longe de alcançar a meta de 6 no ensino médio, que é de 5,5.

O IDEB é um instrumento importante para o monitoramento da qualidade da educação brasileira. Ele ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias e a promover ações para a melhoria do ensino.

No Brasil, o IDEB é calculado para cada rede de ensino (pública ou privada) e para cada etapa da educação básica (anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio). Além disso, o IDEB é calculado para cada unidade da federação.

O IDEB é um indicador importante para a melhoria da educação brasileira. Ele ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias e a promover ações para a melhoria do ensino.

Juliana Brum
Capital News