Campo Grande, 25 de dezembro de 2023
Em uma das últimas entrevistas do Governador Eduardo Riedel (PSDB), dada na última sexta-feira (22), antes do Natal, Riedel destacou o desafio de subir o índice do Ensino no Estado em classificação nacional.
Mostrou insatisfação e defendeu que o Governo do Estado investiu em melhorias de equipamentos, segurança e que exige o melhor posicionamento no IDEB. “O resultado precisa aparecer, o resultado é o serviço da população que é quem sofre e paga a conta. A educação é o melhor salário do Brasil e porque não é o primeiro no IDEB. Sentei com o nosso secretário de educação e vi que é medido em conhecimento do aluno, o MS é o quinto mas aqui a questão é ser péssimo no fluxo de frequência. Estou estudando para alcançarmos o primeiro lugar.”, detalhou o Governador.
Riedel falou em cobrar a presença dos alunos com advertências e ir na casa do aluno quando as faltas forem constantes e tentar entender o que está havendo. Durante entrevista de rádio para a Capital 95 fm, Riedel foi categórico que vão adotar medidas para subir o índice, no quesito presença escolar.
“Temos ido no detalhe da política pública. O desafio juntos com os prefeitos é ir no problema.”, inteirou Riedel.
SAIBA MAIS
O IDEB, ou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é um indicador criado pelo governo federal brasileiro para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ele é calculado a partir de dois componentes:
Taxa de aprovação: proporção de alunos que concluem o ano letivo com aprovação.
Média de desempenho nas avaliações: média das notas dos alunos em avaliações externas.
O IDEB é calculado em uma escala de 0 a 10, sendo que um valor de 6 é considerado como o mínimo para um sistema educacional de qualidade.
O IDEB foi criado em 2007, com o objetivo de acompanhar o desempenho da educação básica brasileira ao longo do tempo e estabelecer metas para a melhoria do ensino. As metas do IDEB são estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que é um documento de planejamento do setor educacional brasileiro.
O último IDEB, realizado em 2019, revelou que o Brasil alcançou a meta de 4,6 nos anos finais do ensino fundamental. No entanto, o país ainda está longe de alcançar a meta de 6 no ensino médio, que é de 5,5.
O IDEB é um instrumento importante para o monitoramento da qualidade da educação brasileira. Ele ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias e a promover ações para a melhoria do ensino.
No Brasil, o IDEB é calculado para cada rede de ensino (pública ou privada) e para cada etapa da educação básica (anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio). Além disso, o IDEB é calculado para cada unidade da federação.
O IDEB é um indicador importante para a melhoria da educação brasileira. Ele ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias e a promover ações para a melhoria do ensino.