Campo Grande, 16 de junho 2022
Nesta quinta feira (16) fiéis da igreja católica voltam as ruas para a celebração de Corpus Christi. Este ano, o tapete, tradicionalmente montado há 50 anos na Rua 14 de Julho começará na Avenida Afonso Pena, na Praça do Rádio.
De acordo com o coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Padre Vander Casemiro o caminho do tapete foi alterado, por causa da revitalização da rua 14 de Julho. A expectativa é que 25 mil pessoas participem do evento católico.
O Dia de Corpus Christi celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.
Aproximadamente 1.500 metros de tapete com desenhos e símbolos irão enfeitar as ruas da cidade. Todas as 51 paróquias e 400 comunidades da Arquidiocese de Campo Grande estão envolvidas tanto nos preparativos quanto na confecção.
Os católicos que participam da Paróquia Santo Agostinho de Iphona são responsáveis por 27 metros e meio de tapete. Segundo o Diácono da Paróquia, Benedito Villarino, 30 fiéis da igreja estão envolvidos entre eles a Karine, que participa dos preparativos para a confecção do tapete pela primeira vez.
Acervo pessoal
Karine dos Santos Chaves Lime – nos preparativos pela primeira vez
A Karine dos Santos Chaves Lima de 29 anos é católica e atendente paroquial. Para ela , participar desse momento é algo que a deixa muito feliz e emocionada. “Fico emocionada em poder ajudar e fazer algo para Deus. É muito importante para mim.”, completa.
“Essa é a única vez do ano que o corpo de cristo vai para a rua, única vez que a missa é realizada fora da estrutura física da igreja. Mostrar o rosto de Deus ao mundo, esse é sentido da celebração”, enfatiza Villarino.
Diácono Benedito Villarino da Paróquia Santo Agostinho de Iphona
O trabalho começa às 07 h da manhã na Praça do Rádio, localizada na avenida Afonso Pena, seguindo para a rua 14 de Julho e finalizando na Avenida Fernando Correa da Costa. No local terá um palco onde será feita a benção com o Santíssimo Sacramento. Às 15h00 será celebrada a Santa Missa campal, na Praça do Rádio.
Para festejar ainda mais a certeza que Jesus Cristo nos deu “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a Vida eterna”, a Comunidade Católica Colo de Deus fará sua apresentação musical, encerrando a festa da Solenidade de Corpus Christi, na Av. Fernando Correa da Costa
“Essa é a única vez do ano que o corpo de cristo vai para a rua, única vez que a missa é realizada fora da estrutura física da igreja. Mostrar o rosto de Deus ao mundo, esse é sentido da celebração”
Além disso, bispos, sacerdotes e diáconos visitarão hospitais, presídios e as Uneis (Unidades Socioeducativas), com o Santíssimo Sacramento.
Para o Vander Luiz Casemiro que é coordenador de Pastoral da Arquidiocese, a expectativa é grande após dois anos sem a celebração presencial. “Fizemos a celebração, mas foi de uma forma restrita, dessa vez a expectativa é boa” completa.
Fonte: Capital News