Campo Grande, 16 de março 2022
Para facilitar a inclusão social e como forma de quebrar as barreiras da comunicação, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande inicia nesta terça-feira (15), a 6ª Edição do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). No total são oferecidas 480 vagas com aulas ministradas, de graça, no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (Cefor) da Semed e, pela primeira vez, haverá turmas na Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado, no Bairro Ouro Verde.
Para quem já participou do curso, aprender Libras possibilita melhor interação social, seja com algum familiar surdo ou mesmo no trabalho. A assistente social Emilly Moraes procurou o curso para manter um diálogo mais efetivo com a irmã que é surda e obteve melhorias inclusive no ambiente profissional. “Eu consigo entender melhor a minha irmã, saber o que ela necessita. Outro fator é ser profissional atuando na área da saúde, com a formação em Libras. Os usuários surdos passam a ter mais confiança na instituição de saúde e até nos profissionais do local onde trabalho. O surdo passa a ter mais confiança e compreender os procedimentos terapêuticos”.
Com mais de 3,5 mil alunos formados, o curso é realizado desde de 2016 – com pausa em 2020 e 2021 por conta da pandemia -, e a partir deste ano terá ainda mais proximidade com a população por meio das turmas na unidade escolar. “Há vários alunos com surdez e muitas pessoas querem fazer o curso na região Lagoa, mas devido a distância não conseguiam. Oferecer o curso lá na escola Eduardo Olímpio possibilita que as pessoas daquele local tenham acesso e aprendam Libras, que é a língua materna dos surdos. E desta forma irão contribuir para a inclusão deles e para a difusão da Libras, que é a segunda língua oficial de nosso país”, explica o técnico da Divisão de Educação Especial (DEE) da Secretaria, Kenny Bittencourt.
“É por meio dessa língua de sinais que o surdo fará a interação na sociedade, construir sua identidade e exercer sua cidadania, sendo esta, a forma mais expressiva de inclusão. Nesse sentido, é muito importante poder oferecer o curso de libras na escola Dr. Eduardo Olímpio Machado para toda comunidade, auxiliando na inclusão dos alunos surdos”, disse a diretora-adjunta da escola, Cristiane Lahdo.
SERVIÇO
No Cefor as aulas são ministradas às terças e quintas das 18h30 às 20h30, com nível básico, intermediário e avançado. Já na escola serão duas turmas às terças e quintas das 17h30 às 19h, para alunos do nível básico, com início em março e término em dezembro. As inscrições para o curso de Libras na E.M. Dr. Eduardo Olímpio Machado estão abertas até sexta-feira (18) e podem ser feitas por meio dos links https://forms.gle/nYbvN9ZFAHtTMfna6 (Turma 1 – terça-feira) e https://forms.gle/P2ZEtBVsxtKVWCRA6 (Turma 2 – quinta-feira).
Fonte: CG Notícias