Carijó da Avenida e Cobra do Norte viajam até 5.500 km, entre ida e volta, para os jogos como visitantes
Campo Grande, 18 de novembro de 2024
Na última quarta-feira (13) aconteceu a reunião do Conselho Arbitral que definiu detalhes do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025. No encontro na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), em Campo Grande, além do formato, diferente das últimas edições, sorteio realizado apontou quantos jogos serão realizados como mandantes – 5 ou 4 – e ainda a ordem dos confrontos nas nove rodadas da primeira fase. Corumbaense, Costa Rica e Naviraiense são os clubes que mais pegam estrada na primeira fase.
O levantamento foi feito pela Diretoria de Competições da FFMS, após a definição da tabela na fase de classificação. Não por acaso, os três times estão nos extremos do Mato Grosso do Sul. “Fizemos esse levantamento para que os dirigentes dos clubes e também da Federação possam ter uma ideia do deslocamento necessário para essa primeira fase. Para evitar que algum desses fossem prejudicados, fizemos sorteio aberto para os dirigentes, já com a tabela previamente montada”, explica Marcos Tavares, responsável pelo setor.
O Corumbaense é o clube que mais vai rodar pelo Estado na primeira fase, chegando a pouco mais de 5.500 km. O Carijó viaja para enfrentar o Naviraiense com quase 1.600 km entre ida e volta. Joga fora de casa ainda contra Aquidauanense, Operário, Ivinhema e Águia Negra. Já o Costa Rica soma 5.320 km para cumprir as partidas como visitante, sendo viagem mais longa para Corumbá, com 1.500 km. Fora de casa joga ainda contra Águia Negra, Aquidauanense, Operário e Ivinhema.
No sorteio, o Naviraiense joga quatro vezes como visitante, mas em uma delas vai até Costa Rica, um deslocamento de 1.500 km, ida e volta. Depois visita o FC Pantanal, em Campo Grande, o Dourados AC e o Coxim, somando mais de 3.700 km. Depois, na ordem entre os que mais viajam, estão Coxim, com 3.054 km; Aquidauanense, com 2.844 km; DAC e Ivinhema com 2.960 km cada.
Entre os times com menor quilometragem na primeira fase, dois são de Campo Grande. O FC Pantanal enfrenta fora de casa Ivinhema, Corumbaense, Costa Rica e o Operário, com deslocamento ida e volta de 2.090 km. O Galo joga como visitante contra DAC, Coxim, Naviraiense e Aquidauanense, com 1.970 km para rodar.
Quem deu mais sorte no sorteio foi o Águia Negra. O time de Rio Brilhante faz sua viagem mais longa contra o Coxim, com 830 km para ir e voltar. Os outros três jogos fora de casa são contra Operário, em Campo Grande, DAC e Ivinhema. No total, viaja menos que 1.600 km.
Estadual 2025
Segundo decidido pelos clubes, o próximo Campeonato Estadual começa no dia 19 de janeiro, com a primeira rodada da fase de classificação, que termina no dia 1º de março. Todos os times se enfrentam, em turno único. No fim desta fase, com nove rodadas, os dois primeiros colocados se classificam direto para a fase semifinal e os dois últimos são rebaixados para segunda divisão.
Depois acontece a segunda fase com duas rodadas nos dias 5 e 9 de março, com os quatro clubes classificados entre a terceira e a sexta posição, com os dois classificados completando a fase semifinal, que será disputada em duas rodadas nos dias 16 e 23 de março. A fase final, também com rodada de ida e volta, acontece nos dias 30 de março e 6 de abril. A competição terá um total de 55 jogos.
A primeira rodada tem os seguintes jogos: FC Pantanal x DAC; Aquidauanense x Ivinhema; Operário x Águia Negra; Naviraiense x Corumbaense; Costa Rica x Coxim.
Rogério Vidmantas/FFMS