Galo será o mandante do jogo único na primeira fase, mas com obrigação de vitória
Campo Grande, 26 de novembro de 2022
Após a conquista do título estadual desta temporada 2022, o Operário Futebol Clube está de volta à Copa do Brasil após quatro anos. A competição, disputada em confrontos eliminatórios diretos, começa em fevereiro de 2023 e o Galo aguarda o sorteio feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber quem enfrenta na primeira fase. A vaga vale ao clube, se considerados valores deste ano, aproximadamente R$ 620 mil de cota e, se avançar, mais R$ 750 mil. Para essa nova temporada o Galo já terá o comando no Presidente eleito Cel Nelson Antonio da Silva e seu vice Cel Edilson Osnei Nazareth Duarte.
Este partida do clube poderá ser no inicio de Março, por conta do seu jogo na Copa Verde, onde a CBF já definio que a disputa da primeira fase, será dia 18 de fevereiro, sábado de carnaval, o adversário e o mando de jogo ainda será sorteado. O Operário é um dos 80 clubes que disputam a Copa do Brasil desde a primeira fase. Para o definir os confrontos, os times são divididos em oito potes de acordo com a posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF e, fora de competições nacionais desde 2019, o time campo-grandense deve estar no Pote G ou 7.
Assim e, baseado na classificação atual do RNC, é possível projetar possíveis adversários do Galo, possivelmente uma equipe que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. O sorteio será feito entre clubes que vão estar no Pote C ou 3, composto provavelmente por Sampaio Corrêa-MA, Guarani-SP, Operário-PR, Londrina-PR, Náutico-PE, Tombense-MG, Criciúma-SC, Brasil-RS e Brusque-SC, todos que disputaram a Segundona. Além desses, está na lista o Remo-PA, time da Série C.
Conforme prevê o regulamento, o confronto único acontece com mando do clube com menor pontuação no RNC, ou seja, Operário espera ter o Estádio Morenão liberado para a partida, porém com a obrigação de vitória, já que o empate favorece o time visitante. Na segunda fase, também em jogo único, o mando é decidido em sorteio.
última participação do Operário na Copa do Brasil aconteceu em 2019. O adversário então foi o Botafogo-PB, time que estava, na época, na Série C. O jogo foi no Estádio Morenão e o time paraibano, melhor estruturado, venceu por 4 a 1, avançando para segunda fase.
Para 2023, a nova diretoria, comandada agora pelo presidente eleito, Nelson Antônio da Silva, confirma a manutenção da comissão técnica campeã deste ano, com Celso Rodrigues ao A comando, técnico campeão também em 2018. Além da Copa do Brasil e Campeonato Estadual, o Operário também irá participar no ano que vem da Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro.
operário.com.br