APLICAÇÃO DA VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID ACONTECE DURANTE A MANHÃ E TARDE EM 10 UNIDADES

SAÚDE

Campo Grande, 15 de fevereiro de 2023

A aplicação da vacina Bivalente contra a Covid-19 acontece durante a manhã e tarde em 10 unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande. Nesta primeira etapa, a vacina estará liberada para idosos de 85 anos ou mais, que tenham recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses e estejam com o esquema vacinal básico completo.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a primeira fase contempla idosos de 70 anos ou mais, abrigados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência; imunocomprometidos, além de comunidades indígenas e quilombolas.

Estima-se que cerca de 61 mil pessoas façam parte do público da primeira fase da aplicação da vacina. Campo Grande recebeu nesta semana apenas 6 mil doses da vacina bivalente enviadas pelo Ministério da Saúde. Desta forma, a redução da faixa-etária até 70 anos deve ocorrer de maneira gradativa.

“As análises dos perfis e dados epidemiológicos mostram que a população idosa acaba sendo acometida pelas formas mais graves da doença e, desta forma, é necessário que este público seja imunizado. A prevenção sempre será o melhor remédio e, sabemos que a vacina é uma das formas mais eficazes de se evitar a doença”, destaca o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites.

Onde encontrar a vacina? 

Segunda a sexta-feira

Horário de vacinação – 7h30 às 11h e 13h às 16h45 

Bandeira 

  • USF Moreninhas 

Centro 

  • UBS 26 de Agosto 

Prosa 

  • USF Noroeste 

Imbirussu 

  • UBS Silvia Regina 
  • USF Aero Itália 

Lagoa 

  • UBS Caiçara 
  • USF Santa Emília 

Segredo 

  • USF São Francisco 

Anhanduizinho 

  • UBS Dona Neta 
  • USF Paulo Coelho 

Demais públicos

A vacinação segue disponível para crianças de seis meses a menores de 1 anos sem comorbidades, crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e pessoas de 03 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme calendário pré-estabelecido pela Sesau.

A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Durante a semana, a vacinação é os testes para detecção da Covid-19 são disponibilizados nas 74 unidades básicas e de saúde da família, seguindo cronograma da Sesau.

CG NOTÍCIAS