Campo Grande, 06 de dezembro 2021
O estado de Mato Grosso do Sul tem, pela quinta vez (quarta consecutiva), um deputado federal no seleto rol dos mais influentes do parlamento nacional. O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) publicou dia 27 de novembro, a lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional” de 2021 que, pela quinta vez incluiu Fábio Trad (PSD-MS) como o único deputado sul mato-grossense a destacar-se dos demais pelo exercício de qualidades consideradas fundamentais para o exercício parlamentar.
O Diap divide os ‘100 cabeças do Congresso’ em quatro aptidões, quais sejam a capacidade de “articulação”, de “debate”, “negociação” e de “formulação”. Entre os 66 deputados (os demais são senadores) 25 são “articuladores”; 21 “debatedores”; 11 “formuladores” e 9 “negociadores”.
Cabeças – De acordo com o Diap, “são ‘cabeças’ os parlamentares mais influentes, operadores-chave do Poder Legislativo, cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos – implementados por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão – prevalecem no processo decisório na Câmara Federal”.
Além disso, Trad comanda no Congresso os trabalhos do colegiado que tem a desafiadora missão de modernizar o atual Código de Processo Penal, em vigor desde 1942, e também é o relator daquela que é considerada a principal bandeira anticorrupção do momento, a Proposta da Emenda Constitucional (PEC 199/19), ou PEC da Segunda Instância.
Fonte: Assessoria do Deputado/ Daniel