Depois do empate em 1 a 1 no tempo normal, Deyverson foi o herói improvável do título verde
Campo Grande, 28 de novembro 2021
A América é Verde! O Palmeiras comemora a sua terceira conquista de Copa Libertadores, a segunda consecutiva. Neste sábado (27), em Montevidéu, o Verdão bateu o Flamengo na decisão e levantou mais uma vez a taça da competição continental. Com gols de Raphael Veiga no primeiro tempo e Gabigol no segundo o tempo regulamentar terminou igual em 1 a 1. Na prorrogação, Deyverson, aproveitando um erro do sistema defensivo rubro-negro, marcou o gol do título.
A conquista valeu ao Palmeiras o prêmio de aproximadamente R$ 84 milhões, além de outros R$ 42 milhões acumulados durante a competição. Além disso, o Palmeiras volta a representar o Continente no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em fevereiro em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. Também estão classificados: Chelsea (campeão da Liga dos Campeões da Europa), Al Hilal (campeão da Champions da Ásia), Al Ahly (campeão da Champions da África), Monterrey (campeão da Champions da Concacaf), Auckland City (representante nomeado pela Oceania) e Al Jazira (campeão da liga dos Emirados, representante do país sede).
O Jogo
Foi um primeiro tempo intenso no Estádio Centenário, com o Flamengo dominando a posse de bola durante a maior parte do tempo, mas com o Palmeiras na frente do placar desde os quatro minutos. No lance que abriu a contagem do marcador, Gustavo Gomez deu lindo lançamento para Mayke, que recebeu nas costas da zaga Rubro-Negra. O lateral levantou a cabeça, achou Raphael Veiga entrando em velocidade na frente da área. O meia bateu de primeira e balançou as redes de Diego Alves.
No segundo tempo, já com Renê no lugar de Filípe Luís, substituído ainda na primeira etapa após sentir uma lesão, o Flamengo manteve a mesma dinâmica de controlar a posse de bola e dominar as ações ofensivas, enquanto o Palmeiras se fechou e buscou explorar os contra-ataques. Aos 27 minutos do segundo tempo, o Rubro-Negro foi premiado pela insistência no ataque. Gabi recebeu passe de De Arrascaeta e finalizou com perfeição. A bola passou entre Weverton e a trave, no único lugar possível, e deixou tudo igual no placar.
Prorrogação
Sem que a rede balançasse novamente, as duas equipes foram para a prorrogação após os 90 minutos iniciais. E foi aí que brilhou a estrela de Deyverson. Colocado em campo por Abel Ferreira justamente para o tempo extra, o atacante roubou a bola de Andreas Pereira, avançou e bateu na saída de Diego Alves, fazendo 2 a 1 e garantindo a terceira conquista do Verdão na Libertadores
Fonte: Rogério Vidmantas-Capital News