Campo Grande, 17 de novembro 2021
A menos de duas semanas para o encerramento da campanha multivacinação para atualização da caderneta de imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos, foi constatado que os responsáveis por cerca de 20,8 mil pessoas que fazem parte deste público estiveram nas unidades de saúde da Capital.
A campanha iniciou no dia 1º de outubro e terminaria no final daquele mês, contudo, com a baixa procura em todo o País, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar por mais 30 dias o período para que os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes possam atualizar a caderneta.
“Essa campanha é uma alternativa encontrada para tentar aumentar a cobertura de vacinas de rotina, que ano após ano tem sofrido uma queda preocupante, permitindo a proliferação de vírus e reinserção de doenças graves no território nacional”, explica o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
Para ele, a baixa procura não é justificável, uma vez que todas as unidades de saúde estão disponibilizando as doses durante todo o dia e há plantões de vacinação aos sábados e feriados. “Por mais que acreditamos que a caderneta do nosso filho está em dia, é necessário ir a uma unidade de saúde para confirmar, o profissional irá orientar da melhor forma”, conclui o titular da pasta.
Do total de crianças e adolescentes que compareceram às unidades de saúde, cerca de 80% recebeu uma ou mais doses para completar a caderneta, de acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nesta quarta-feira (17).
Doses disponíveis na campanha multivacinação
- BGC
- Hepatite B
- Poliomielite (VIP – inativada)
- Poliomielite (VOP – atenuada)
- Rotavírus Humano G1P1
- Pentavalente
- Pneumocócica 10 valente
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre Amarela
- Tríplice Viral
- Tetraviral
- Hepatite A
- DTP
- Difiteria e Tétano (dT)
- HPV
- Pneumocócica 23-valente
- Varicela
- Influenza
- dTpa (apenas para gestantes)
Fonte: CG Noticias