Campo Grande, 04 de julho de 2021
Em Ladário há até um vídeo da Prefeitura Municipal implorando para as pessoas irem vacinar
A estratégia de mandar doses da vacina da Janssen apenas para 13 municípios da fronteira de Mato Grosso do Sul pode resultar na perda do imunizante. Pelo menos é o que está acontecendo, já que além de concentrar as doses, tem o fato de que muitos prefeitos estão afugentando quem pode vacinar com exigências de documentos comprobatórios que geralmente são proibidos pelo SUS (como comprovante de residência). Em alguns locais, a procura está sendo baixa, aumentando o risco de perda das doses.
Em Ladário há até um vídeo da Prefeitura Municipal implorando para as pessoas irem vacinar. Um assessor da prefeitura mostra o espaço e diz: “esse espaço vago era para estar cheio de carros com gente para vacinar”, e lembra que as pessoas terão que vir vacinar ou vão “ter que devolver as doses enviadas”.
Enquanto isso, há cidades que não terão mais doses a partir de amanhã (5). Caso de Campo Grande, que somente neste domingo só neste final de semana vacinou mais de 40 mil pessoas e que amanhã terá que paralisar mais uma vez a imunização devido a falta de doses. A previsão é que o Ministério da Saúde envie novas doses somente no próximo final de semana. O mesmo problema será enfrentado por cidades como Dourados e Três Lagoas que estão entre os maiores municípios de Mato Grosso do Sul e são considerados polos de atendimento hospitalar.
Outro problema é que por falta de procura, ou há o risco das vacinas serem devolvidas ao Governo do Estado com prazo de validade muito próximo e com a eficácia de imunização comprometida porque as condições de armazenagem dessa vacina precisam ser de 2º e 8º graus.
Vale lembrar que o imunizante, em muitos locais, estão percorrendo grandes distâncias e agora paradas nos postos de vacinação de 13 cidades em caixas térmicas. E sem gente para vacinar e uma estratégia que pode dar errado há o risco de doses serem perdidas por vencerem e milhares de pessoas perderem a chance de serem imunizadas.
Fonte: A onça