Campo Grande, 05 de junho de 2021
Com maioria absoluta de vacinados na capital, Mato Grosso do Sul ultrapassa 1 milhão de doses aplicadas
Graças ao empenho e à dedicação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), a vacinação em Campo Grande avança a cada dia. Os números são maiores a cada momento, mas de uma maneira geral, mais de 32% da população campo grandense já receberam a primeira dose da vacina, percentual este que equivale a cerca de 500 mil pessoas.
Outro dado importante e animador é com relação à aplicação da segunda dose da vacina, uma vez que mais de 125 mil campo-grandenses já receberam as duas doses da vacina, o que representa um índice aproximado de 14% da população local. Embora exista essa dificuldade com relação à distribuição das vacinas por parte do governo federal, o
prefeito garante que o cenário em Campo Grande é bastante favorável porque a cada quatro pessoas, uma está vacinada.
A Capital conta com excelente estrutura para atendimento nos postos de vacinação e, sem dúvida, quando a imunização contra a covid-19 passar a fazer parte do calendário regular de vacinação, o processo será realizado
da forma mais dinâmica e organizada possível. Mas, enquanto isso, o avanço da imunização está atrelado à distribuição das doses.
PARCERIA COM A UBER
Campo Grande conta com vários locais de vacinação, mas para facilitar ainda mais o acesso das pessoas, o prefeito Marquinhos Trad fechou parceria com a Uber para a concessão de R$ 100 mil em descontos para viagens na Capital.
Os códigos promocionais serão distribuídos para as pessoas que precisam ir até um dos postos de vacinação, mas que
enfrentam alguma dificuldade no deslocamento.
“É uma parceria que vai ajudar, principalmente, quem não tem um veículo para se deslocar até um local de vacinação. Mais uma iniciativa com objetivo de incentivar a população a se vacinar para que a gente vença, o quanto antes, essa
pandemia”, declarou Marquinhos Trad.
O prefeito explicou que os códigos promocionais garantirão viagens gratuitas de ida e de volta aos postos de vacinação.
TESTE PADRÃO OURO
Outra importante medida adotada por Marquinhos Trad para conter o avanço da covid-19 em Campo Grande foi ampliar as unidades de coleta de material para a realização do RT-PCR, que é o teste considerado padrão ouro no diagnóstico da doença. Com a facilitação do acesso no atendimento por demanda espontânea, o paciente que tiver dentro dos critérios para a realização do teste não precisará mais fazer o agendamento.
Sendo assim, a coleta pode ser feita no mesmo momento em que a pessoa buscar uma das 24 unidades de saúde preparadas para fazer o exame. A coleta de Swab para detecção da infecção pelo coronavírus tem dupla finalidade, quais sejam: garantir o diagnóstico preciso e proporcionar ao paciente com suspeita de covid-19 que inicie o isolamento mais precocemente.
“Este exame é realizado entre o terceiro e o sétimo dia de sintoma. Com o diagnóstico precoce as possibilidades de o paciente contaminar outras pessoas por não saber que está com o vírus reduz significativamente, já que ele inicia o isolamento mais cedo”, explicou José Mauro Filho.
SERVIÇO
Paciente com suspeita de covid-19 pode procurar uma das unidades de coleta para realizar o teste. As Unidades de Saúde da Família que realizam o teste padrão ouro em Campo Grande são:
USF Cristo Redentor; Universitário; Mata do Jacinto; Estrela Dalva; Jardim Noroeste; Zé Pereira; Jardim Azaleia;
Los Angeles; Botafogo; Vila Fernanda; Batistão; 26 de Agosto; Tiradentes; Dona Neta; Moreninha; Vila Nasser;
Oliveira; Nova Bahia; São Francisco; Aero Itália; Albino Coimbra; Parque do Sol; Clínica da Família Iracy Coelho;
e Clínica da Família Portal Caiobá
Fonte: CG Notícias/O Consumidor