VEREADOR JUNIOR CORINGA SOLICITA REGULAMENTAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DE CUIDADOS E PREVENÇÃO ÀS DROGAS

CÂMARA MUNICIPAL

A Superintendência tem por objetivos planejar, organizar, dirigir, coordenar eventos e controlar as atividades setoriais a cargo do Município


O vereador Junior Coringa na sessão desta terça-feira (18) solicitou apoio aos demais vereadores para a regulamentação da Superintendência de Cuidados e Prevenção às Drogas em Campo GrandeA criação desta superintendência, já foi autorizada através da Lei Municipal Nº 6.311, de 15 de outubro de 2019.
A Superintendência tem por objetivos planejar, organizar, dirigir, coordenar eventos e controlar as atividades setoriais a cargo do Município, relativas ao uso indevido de substâncias e produtos psicoativos em Campo Grande, incluindo prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção social dos dependentes ou usuários destas substâncias.

Primeiro Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos em Campo Grande, o Vereador Junior Coringa ressalta a importância desta superintendência: Todos os dias travamos uma luta contra as drogas em nossa cidade, vidas se perdem, famílias se destroem, e tenho certeza que com esta superintendência em funcionamento, o trabalho construído lá atrás pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos tende a crescer.


De acordo com relatório global do consumo de álcool divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de álcool e drogas foi responsável pela morte de, aproximadamente, três milhões de pessoas em 2016. O estudo aponta que 28% das mortes relacionadas ao álcool são causadas por lesões em acidentes de trânsito, autolesão ou violência interpessoal; 21% são ocasionadas por distúrbios digestivos e 19% das mortes estão ligadas a doenças cardiovasculares. Segundo o relatório, cerca de 13,5% das mortes entre pessoas entre 20 e 29 são atribuídas ao consumo de substâncias psicoativas no mundo.

Alisson Araujo
Assessoria de Imprensa do Vereador.