O dia 1º de dezembro é conhecido como o Dia Mundial de Combate à AIDS. Na data, é feita a conscientização sobre o vírus HIV e a AIDS, não só em relação ao entendimento do que é a doença e a importância da prevenção, como também para quebrar alguns tabus que foram construídos ao longo dos anos.
O teste rápido para diagnóstico de Hepatites, HIV e Sífilis em todas as unidades de saúde da Capital. Além desse serviço, há também o auto-teste, que pode ser retirado no armário que está localizado no shopping Pátio Central, ou recebido por correios – sendo possível a retirada dele através do site https://www.ahoraeagora.org/ e está disponível para gays e homens que fazer sexo com outros homens.
A busca pelo teste pode ser feita sempre que houver a suspeita de infecção ou quando houver relação sexual sem preservativos, e o tratamento, caso positivo, é feito em uma das seguintes UBFS e UBSs: Macaúbas, Jockey Club, Iracy Coelho, Parque do Sol, 26 de agosto, Buriti, Tarumã, Portal Caiobá, Caiçara, Aero Itália, Santa Carmélia, Lar do Trabalhador, Mata do Jacinto, Estrela Dalva, Jardim Noroeste, José Tavares, Vila Nasser, Clínica da Família Nova Lima, Itamaracá, Moreninha III, Tiradentes e Carlota.
O serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento também está disponível, contudo a preconização é que os atendimentos sejam prioritários à população vulnerável, como profissionais do sexo, transexuais, travestis e população homoafetiva.
Fonte: SESAU