Campo Grande, 30 de junho de 2023
A segunda edição da Maratona de Campo Grande acontece neste domingo (2), com a participação de atletas de todo o país. Além das provas de corrida de rua, com percursos de 42 (maratona), 21 (meia maratona) e sete quilômetros, o evento, sediado na Cidade da Maratona (altos da Avenida Afonso Pena), onde será a largada, terá extensa programação, com atividades culturais, esportivas e comerciais abertas a toda a população.
Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), a Maratona insere a capital sul-mato-grossense em um circuito esportivo que une atletas e amantes do esporte do mundo todo. “A nossa capital entra de vez na seleta lista de cidades que realizam maratona, colocando em evidência também a paixão do sul-mato-grossense pela corrida de rua e pelo esporte de modo geral. Para esta edição vamos ter o dobro de inscritos, que terão a oportunidade de correr, se divertir e percorrer diversos pontos turísticos da Cidade Morena”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
“A segunda edição será um marco para a Maratona de Campo Grande, pois são muitos os avanços: dobramos o número de atletas, teremos mais de dois mil corredores e, com a parceria da MSGÁS, da Fecomércio e do Sesc-MS, dobramos a premiação, serão 26 mil reais em dinheiro pagos aos primeiros colocados da maratona. E o percurso da prova será homologado junto à Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul e à Confederação Brasileira de Atletismo”, comenta a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro.
O percurso da maratona está homologado e será aferido pela FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), com presença de arbitragem durante a prova para conferência de resultados. Na primeira edição, foram mais de mil participantes, e para 2023 a expectativa de dobrar o número de inscritos foi atingida, com mais de dois mil corredores inscritos em todas as modalidades e expectativa de cerca de sete mil pessoas circulando pelo evento nos três dias.
O percurso da prova foi alterado, agora com largada nos altos da Afonso Pena, e vai passar por pontos estratégicos da capital, como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes. O objetivo é apresentar a cidade aos corredores e aliar a prática esportiva com o turismo. “A Maratona de Campo Grande é um evento que se encaixa perfeitamente nos novos princípios do governo de Mato Grosso do Sul, prezando sempre pela transversalidade. Neste caso, o esporte, a cultura e o turismo caminham juntos, o que proporciona uma competição de qualidade técnica para os corredores e também experiências culturais e turísticas a todos os participantes”, define Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.
Outra novidade deste ano é que os valores da premiação em dinheiro tiveram um aumento de mais de 100%, passando de R$ 11 mil para R$ 26 mil no total, com o apoio da Fecomércio e do Sesc-MS. Serão premiados com essa modalidade os cinco primeiros colocados da maratona nas categorias masculina e feminina. Os primeiros colocados dos demais percursos e das categorias por idade receberão troféus, e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalhas. “A Fecomércio e o Sesc-MS acreditam que o esporte e o lazer são fundamentais para garantir o bem-estar e transformação social. Contribuir com a premiação da maratona é uma forma de incentivar a prática esportiva na nossa cidade, estimulando e motivando as pessoas a participarem de eventos como esse”, explica Édison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS.
Uma prova como essa atrai corredores do Brasil todo. Na primeira edição, realizada em 2022, o evento recebeu cerca de 32% de visitantes de outras cidades e até mesmo de outros estados. O consultor financeiro Nilson Lima, 70 anos, de Uberlândia (MG), com 331 maratonas no currículo, participou no ano passado e está vindo a Campo Grande novamente para a segunda edição. “Campo Grande é uma cidade maravilhosa, e tenho muitos amigos corredores na cidade. Estou curioso pelo novo percurso, há sempre a curiosidade de correr em trechos diferentes dentro da cidade. Acredito que o aumento de inscritos se deve à qualidade do evento, e as atrações turísticas da cidade e da região também são um grande incentivo para os corredores”, comenta o maratonista.
Neste ano, a Maratona de Campo Grande tem o patrocínio da MSGÁS, o que proporcionou investimentos para que a prova crescesse e buscasse melhorar ainda mais. “A Maratona de Campo Grande dá visibilidade ao atletismo e congrega toda a população, crianças, jovens, adultos e idosos. É um grande evento de congraçamento e interação social, cultural e esportivo”, destaca Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS, lembrando que a empresa está cada vez mais reforçando seus compromissos socioambientais por meio de patrocínios ao esporte, lazer, cultura e atividades assistenciais.
Serviço
A 2ª edição da Maratona de Campo Grande tem realização da Adac – Associação Desportiva Atletas de Cristo e organização é da Agência H2O Ecoturismo. Patrocinador master: MSGÁS – Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul. Apoio: Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Campo Grande. Mais informações pelo Instagram @maratonacampogrande e pelo site: www.maratonadecampogrande.com.br
Lucas Castro, Fundesporte e Raquel de Souza, da assessoria de comunicação da Maratona de Campo Grande
Fotos: Valter Patrial