DELEGADO DA RECEITA FEDERAL REFORÇA: CONTRIBUINTES PODEM DESTINAR PARTE DO IR A FUNDOS SOCIAIS

ECONOMIA

Campo Grande, 30 de março de 2023

O auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Campo Grande, Clovis Ribeiro Cintra, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (30), para divulgar a opção de contribuintes destinarem até 6% do imposto devido aos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e também do Idoso. O convite foi feito pelo vereador Ronilço Guerreiro.

“O declarante não pagará nada a mais por isso, e ainda fará um relevante papel social. As crianças e os idosos podem ser muito bem atendidos pelos fundos que são administrados pelos conselhos, que possuem regras próprias e são fiscalizados pelo Ministério Público e pela sociedade”, afirmou o delegado.

No momento do preenchimento da declaração anual de Imposto de Renda, por lei, podem ser realizadas doações no limite de 6% do Imposto sobre a Renda devido apurado na declaração para entidades dos Fundos dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Idosos.

No último ano, segundo o delegado, mais de R$ 82 milhões poderiam ter sido destinados aos fundos somente em Campo Grande. No entanto, apenas R$ 5 milhões foram doados pelos contribuintes.

“Os vereadores fazem um relevante papel social, pois muitos desconhecem essa opção. Com os valores sendo corretamente destinados aos fundos, os parlamentares poderão destinar emendas para outras necessidades”, completou.

Este ano, o prazo para entregar a declaração é até o dia 31 de maio. Para quem já baixou o programa e quer utilizar a opção da declaração pré-preenchida, basta entrar no programa e autenticar a conta gov.br nos níveis ouro ou prata.

Já para fazer a declaração do IR 2023 em smartphones será necessário baixar uma nova versão do app Meu Imposto de Renda.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal