Campo Grande, 31 de outubro de 2022
Até abril deste ano, Adriane Lopes frequentava uma pequena sala no prédio da prefeitura da capital. Vice-prefeita de Marquinhos Trad, ela cumpria seu papel de dar ao chefe do executivo, a tranquilidade necessária para que ele pudesse administrar a cidade e preparar sua irreversível candidatura ao governo. Ao se tornar prefeita, Adriane enfrentou primeiro o julgamento coletivo. Sem experiência política e administrativa, a nova prefeita também precisou se submeter e governou cercada por aliados do ex-prefeito. Demonstrou paciência, equilíbrio e lealdade, qualidades nem sempre comuns aos que militam na política.
Cumprida a missão com Trad, Adriane assumiu o controle da gestão no dia seguinte à derrota de Marquinhos. Precisou fazer escolhas por conta própria e optou defender os interesses de uma cidade inteira. Ao manifestar apoio a Eduardo Riedel, Adriane se afastou do ex-prefeito que decidiu caminhar com Capitão Contar. Dinâmica, agregadora e habilidosa, a prefeita foi às ruas testar sua popularidade e influência junto ao eleitor. A recompensa pela conduta e capacidade de liderança veio em forma de apoio nas urnas. Eduardo Riedel, que havia recebido apenas 14,66% dos votos no primeiro turno, fez festa para receber a prefeita em seu palanque e soube aproveitar a capacidade eleitoral da nova aliada. Riedel recebeu 55.60% dos votos na capital, na disputa direta com Capitão Contar. É claro que o resultado positivo é reflexo de um conjunto de ações e que Adriane não trabalhou sozinha. Mas ela precisou fazer uma escolha política e a julgar pelo resultado, fez a escolha certa.
Adriane Lopes que entrou na campanha como coadjuvante e enfrentando a desconfiança principalmente da classe política, deve estar celebrando não apenas a vitória de Eduardo Riedel, mas sua própria, já que se consolida como aliada do atual e futuro governo. Ela terá pela frente o desafio de conduzir a passos largos, o futuro de uma capital que espera ser reconhecida e recompensada com ações políticas eficientes e que possam beneficiar o coletivo. Não se pode negar também que Adriane Lopes já se posiciona fortemente no cenário político futuro, até porque, 2024 é daqui a pouco.
Fonte: MOMENTO MS